Vencedor do Nacional de Montanha decidido em Boticas
BOTICAS, 2016-10-06 12:16:05

Vídeo

O Clube de Desportos Motorizados do Porto (DemoPorto), com o apoio da Câmara Municipal, organizou no passado fim de semana, dias 1 e 2 de outubro, a 1ª edição da Rampa de Boticas, que albergou a última e derradeira prova do Campeonato Nacional de Montanha Valvoline 2016 (CNM), onde foi conhecido o vencedor da competição.

O título de Campeão Nacional foi conquistado por Pedro Salvador, que conseguiu garantir, com o seu Norma M20-FC, o triunfo absoluto no campeonato e na Categoria 1, com o tempo total de 3:54s925. Apesar de no primeiro dia ter terminado a prova em segundo lugar, o piloto flaviense não desistiu de alcançar o objetivo de se sagrar campeão em Boticas.

Pedro Salvador realçou a qualidade e segurança da pista. “Achei um percurso fantástico, muito exigente e técnico. Sem dúvida alguma um traçado extraordinário que reúne todas as condições para ser uma das provas de referência a nível nacional”.

“O Município fez um trabalho excelente pois proporcionou a todos aqueles que se deslocaram a Boticas as melhores condições possíveis para um fim de semana de desporto automóvel de grande nível”, acrescentou o hexacampeão absoluto de Montanha.

Rui Ramalho, oponente direto de Pedro Salvador, não conseguiu ultrapassar o piloto flaviense ficando no segundo lugar com um tempo total de 3:57s346.

O terceiro e último lugar do pódio foi preenchido pelo irmão do vice-campeão, Paulo Ramalho, com o tempo de 4:13s388.

Nas restantes categorias 2, 3, 4, 5 e 6 os primeiros classificados foram José Correia (4:19s432), Manuel Correia (4:34s437), Luís Nunes (4:29s045), José Silvino Pires (4:46s532) e Martine Pereira (5:22s776), respetivamente.

Na Taça Nacional de Montanha, Leonel Brás venceu em Boticas, com o seu Citroen AX Sport e com o tempo total de 5:40s023. Por sua vez, Roberto Meira, segundo classificado, garantiu o título nesta competição.

Já a Taça Nacional de Clássicos de Montanha foi ganha por Domingos Fernandes, que completou a prova num tempo total de 6:43s018, ao volante de um Autobianchi A112.

Por último, na prova Regional de Montanha o vencedor foi Luís Delgado, que ao volante de um Renault Clio RS conseguiu um registo de 2:25s193. Paulo Varge assegurou o segundo lugar com um tempo de 2:33s252, seguido de Arturo Cota, que ocupou a última posição do pódio, com a marca de 2:36s976.

Luís Delgado realçou, à semelhança dos outros pilotos, a qualidade e segurança da pista. “Gosto do traçado da rampa, é rápido e tem várias zonas técnicas. Para mim está perfeito”.

“Esta rampa tem todas as características para receber uma prova internacional. Tem um bom parque de assistência, conseguiram tratar do asfalto que estava menos bem e tem uma zona para virar perfeita”, acrescentou o piloto flaviense.

O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, mostrou-se satisfeito com a realização da última prova do Campeonato Nacional de Montanha, em Boticas.

“Foi com muito orgulho que Boticas recebeu uma prova dedicada aos desportos motorizados. Estou muito satisfeito pela rampa ter corrido tão bem, espero que no próximo ano a “Rampa de Boticas” tenha uma maior adesão de pilotos”, afirmou o autarca.

Fernando Queiroga demonstrou ainda o anseio de ter em Boticas uma prova internacional. “Espero que daqui a dois ou três anos o nome de Boticas esteja no panorama internacional dos desportos motorizados. Esse é um dos nossos objetivos”, realçou o presidente.

Por sua vez, um dos responsável do DemoPorto, Carlos Cruz, destacou a forma exemplar como a autarquia botiquense colaborou na organização do evento.

“A autarquia está de parabéns pela forma como cooperou connosco na realização da prova e pela bela forma como recebeu não só os pilotos e as suas equipas mas também as suas famílias e amigos”, disse Carlos Cruz.

Já Joaquim Teixeira, Presidente da Associação Portuguesa dos Pilotos de Automóveis de Montanha (APPAM) referiu que “a Rampa de Boticas superou todas as expectativas, principalmente a nível de segurança. Esta é uma rampa muito bem conseguida e é de louvar o esforço que a Câmara fez porque está uma rampa muita segura, diria até que se não é a melhor é uma das mais seguras do país”.

“Estão reunidas todas as condições para a Rampa de Boticas receber uma prova internacional”, destacou o presidente da APPAM.

Foram dois dias dedicados inteiramente aos desportos motorizados, cheios de adrenalina e que satisfizeram as delícias das centenas de pessoas que se deslocaram à vila barrosã para assistir a esta prova.

Desporto   Rali   Dia Nacional dos Moinhos   Freguesias   Natal   S. Sebastião   Vespa Velutina   Chegas de Bois   Carnaval   Documentário   Boticas Fashion   Sessões Informativas   Natal do Idoso   Aventura no Barroso   +Boticas   Cartão Social   Boticas Parque   Conselho Municipal de Educação   Água   Feira Gastronómica Porco

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”