Boticas em visita de intercâmbio cultural e desportivo a Gond-Pontouvre (França)
BOTICAS, 2010-04-15 18:07:01


Entre os passados dias 3 e 10 de Abril do presente ano, uma Delegação do Concelho de Boticas, visitou o Município de Gond-Pontouvre, na região de Angoulême (França).

Esta visita decorreu no âmbito de mais uma iniciativa que se enquadra no processo de geminação que os dois Municípios já estabeleceram oficialmente e que agora vão fortalecendo através de intercâmbios desta natureza.

Desta vez, coube ao Município de Gond-Pontouvre, ser o anfitrião durante uma semana recheada de actividades enriquecedoras.

A comitiva era composta, na sua maioria por jovens do Concelho de Boticas, uns em representação do Grupo Desportivo de Boticas, que brilharam ao vencer os dois jogos que efectuaram contra equipas de jovens atletas da Associação Cultural de Gond-Pontouvre, e outros em representação do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, Boticas, em virtude de terem alcançado bons resultados escolares na iniciação à língua francesa, funcionando esta viagem como um prémio e, ao mesmo tempo, um incentivo para que continuem, juntamente com todos os outros colegas, a alcançar bons resultados nos seus estudos.

Esta bonita representação juvenil foi acompanhada, como não podia deixar de ser, por directores, responsáveis e treinador das camadas jovens do Grupo Desportivo de Boticas e por técnicos e funcionários da Autarquia, co-responsáveis pela organização deste intercâmbio.

Para além de alguns botiquenses que têm naquela região fortes ligações familiares e até sócio-profissionais, compunham ainda a comitiva algumas recém-formandas do Curso de Tecelagem promovido recentemente pela Autarquia e que tinham estado em Gond-Pontouvre, em Novembro último, onde participaram numa mostra de artesanato ali organizada.

A viagem começou pelas 6 horas do dia 3 de Abril, Sábado, em Autocarro e teve a sua primeira paragem já pela Espanha dentro, onde todos juntaram o seu “farnel” e em salutar convívio, degustaram as iguarias que cada um levava e que ali foram partilhadas.

Foi também a oportunidade para apanhar ar, esticar as pernas e retemperar forças para o que restava da viagem.

Depois de mais algumas paragens obrigatórias, e cerca das 20h30 locais, a comitiva chegava a Gond-Pontouvre.

Junto à Câmara Municipal local, o Presidente da Câmara Municipal de Gond-Pontouvre, Jean Claude Beauchaud, o Vice-Presidente Bertrand Magnanom, alguns deputados municipais, a Presidente da Comissão de Geminação local, a nossa conterrânea Teresa Marques entre outros membros, responsáveis associativos e as famílias que iriam acolher a comitiva portuguesa, aguardavam pela distribuição dos elementos portugueses, pelas várias famílias francesas que se disponibilizaram para receber nas suas casas a comitiva botiquense.

No Domingo de manhã e depois do merecido descanso, a comitiva visitou o Museu de Angoulême e depois do almoço houve ainda tempo de ver um jogo de futebol entre uma equipa de portugueses ali radicados e uma equipa francesa, bem como de visitar o Museu da Banda Desenhada de Angoulême, que fez a delícia dos visitantes.

Como se tratava do Domingo de Páscoa, nada melhor do que um jantar em festa.

Assim, a Associação “As Estrelas de Gond Pontouvre”, cuja Presidente é também a nossa conterrânea Teresa Marques, organizou uma verdadeira noite de festa, onde não faltou a música, a dança, o convívio e a boa disposição entre todos.

Na segunda-feira, dia 5, e porque se tratava efectivamente de um intercâmbio, os botiquenses ficaram todo o dia com as famílias que os acolheram, tendo assim a oportunidade de partilhar e conviver com as mesmas e de melhor conheceram a sua forma de estar, a sua cultura, no fundo, de compartilharem do seu ambiente familiar.

No final do dia, o grupo voltou a estar todo junto e Portugueses e Franceses fizeram jogos, concursos, cantaram, comeram crepes e conviveram em saudável convívio.

Na terça-feira, pelas 8h00, rumou-se a “La Rochelle”, uma deslumbrante e histórica cidade portuária que dista cerca de 150 Km de Gond-Pontouvre, onde, para além da própria cidade, zona portuária e bonitas praias, houve ainda a oportunidade de visitar o Aquarium, uma espécie de Oceanário que proporcionou momentos de grande alegria, principalmente aos mais jovens membros da comitiva.

Quarta-feira, e já com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, foi o dia dedicado às cerimónias oficiais do intercâmbio.

O ponto de encontro foi novamente a Câmara Municipal de Gond-Pontouvre, onde o edil local e os seus colaboradores mais directos aguardavam o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, em representação oficial do Município de Boticas.

Dali partiram para uma fotografia de grupo registada junto a uma das entradas da cidade de Gond-Pontouvre, na ponte “Roffit”, junto à placa que faz alusão à geminação entre os dois Municípios.

Depois, eleitos, responsáveis políticos, responsáveis associativos, membros da comissão de geminação, e membros da comitiva botiquense tiveram oportunidade de ver pormenorizadamente, os principais equipamentos sociais, educativos, desportivos e culturais daquele Município.

Os mais jovens tiveram ainda a oportunidade de praticar canoagem e BTT.

Durante a tarde houve ainda tempo de descobrir a fauna, a flora, o património natural do rio “Touvre” com a visita às instalações da Federação de Pesca local.

No final do dia, realizou-se uma cerimónia de recepção na Câmara Municipal de Gond-Pontouvre seguida de um jantar oferecido por aquele Município a toda a comitiva.

A abrir a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Gond-Pontouvre, Jean Claude Beauchaud, deu as boas vindas a todos e manifestou-se muito feliz e honrado pela presença da comitiva portuguesa e saudou a todos na pessoa do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga.

Fernando Queiroga retribuiu os cumprimentos e referiu a importância do estabelecimento de intercâmbios desta natureza para o desenvolvimento de parcerias e para o fortalecimento das relações entre os dois países e as duas regiões europeias em particular.

Agradeceu ainda a forma calorosa e amiga como foi recebido, bem como toda a comitiva botiquense, pelos seus congéneres de Gond-Pontouvre, e endereçou uma palavra muito particular à Presidente da Comissão de Geminação, Teresa Marques, referindo que “sem ela e a sua perseverança não seria possível, em tão pouco tempo, Boticas e Gond-Pontouvre terem desenvolvido já tantas actividades em comum”.

Agradeceu ainda e de uma forma especial a todas as famílias francesas que se disponibilizaram para acolher a comitiva portuguesa, mas também a todos os que compunham a comitiva botiquense e deixou uma palavra de incentivo para que, no futuro, mais intercâmbios se possam realizar. A Presidente da Comissão de Geminação, Teresa Marques, por sua vez, mostrou-se sensibilizada e emocionada, pela presença dos seus conterrâneos e amigos e agradeceu-lhes terem trazido um pouco de Portugal, juntamente com eles, a todos os emigrantes radicados naquela região.

Seguiu-se o jantar oferecido pelo Município de Gond-Pontouvre, onde a convivialidade e a boa disposição foram uma constante.

Na quinta-feira, dia 8 de Abril, o dia foi inteiramente dedicado à actividade desportiva e física.

Durante a manhã, os elementos mais jovens da comitiva, participaram num interessante jogo de Bowling e os adultos tiveram a oportunidade de desfrutar de um bonito passeio pedestre que incluiu a visita a um bonito e antigo moinho de produção de papel através de farrapos de linho.

Durante a tarde, enquanto as senhoras da comitiva aprendiam e executavam brilhantemente receitas culinárias francesas, com as suas amigas francesas, a estrutura do Grupo Desportivo de Boticas, elementos da direcção, treinador e atletas, deslocaram-se para o Complexo Desportivo de Gond-Pontouvre onde os nossos atletas brilharam ao vencerem os seus desafios de futebol 7.

Das duas equipas que o treinador José Albano preparou para este Torneio, os mais jovens foram os primeiros a entrar em campo e venceram os seus congéneres franceses pela marca de 0-2.

Já os mais experientes, fixaram o resultado em 0-7, tendo ambas as formações apresentado um futebol bonito e prático, que proporcionou até os mais rasgados elogios dos seus adversários.

No final do Torneio, e antes da entrega dos troféus, houve ainda lugar a um jogo final onde todos participaram, até as jovens estudantes, que tinham formado, durante o torneio, uma autêntica claque aos jovens craques do Desportivo de Boticas.

Para além dos dois troféus alcançados, verificou-se um salutar e enriquecedor convívio entre todos, no fundo, o verdadeiro e principal objectivo de intercâmbios desta natureza.

Ao jantar, degustaram-se as especialidades gastronómicas que durante a tarde tinham sido experimentadas entre portuguesas e francesas.

O repasto foi acompanhado pelo bonito som de um antigo Órgão de “Barbárie”, brilhantemente tocado pelos senhor e senhora “Pigeau”.

Antes do merecido descanso, houve ainda tempo e vontade para partilhar e aprender cantigas dos dois países.

Aproximava-se o fim da visita e o último dia, sexta-feira, 10 de Abril, foi dedicado a mais duas visitas que muito agradaram à comitiva.

Primeiro a visita a uma fábrica de chocolates, a “Chocolaterie Letuffe”, onde, principalmente os mais jovens, degustaram o delicioso chocolate ali produzido, para além da oportunidade de aprender alguns segredos sobre a fabricação do mesmo.

Durante a tarde foi a vez de visitar a Martell, uma das maiores casas de cognac da região, onde para além de se poder observar todo o percurso da fabricação do verdadeiro cognac, se pôde ainda degustar um pouco desse delicioso néctar e eventualmente comprar uma garrafa para saborear em Portugal.

Antes da despedida o grupo de botiquenses e os responsáveis franceses tiveram uma pequena reunião que serviu para fazer o balanço deste enriquecedor intercâmbio.

Depois da última refeição com as famílias, foi com alguma emoção que a comitiva regressou a Boticas, convicta de que tinha feito bons amigos e simultaneamente dignificado o nome do Concelho.

Se tudo correr bem, para o ano será Boticas a receber uma comitiva de Gond-Pontouvre, e nessa altura, certamente que saberemos retribuir a simpatia e a amizade que os nossos amigos daquele Município, agora nosso irmão, nos dedicaram.

Tags

Água   Janeiras / Reis   GDB   Autarquia   Festa de Boticas   Vespa Velutina   Rali   S. Sebastião   Rampa de Boticas   Juventude   Idosos   Conselho Municipal de Educação   Gond-Pontouvre   Educação   Sessões Informativas   Boticas Parque (BNB)   Cão de Gado Transmontano   Conselho Municipal de Juventude   Exposições   Casas do Conhecimento  

Últimas

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes

Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade distinguido com o prémio “Cinco Estrelas Regiões”

Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade distinguido com o prémio “Cinco Estrelas Regiões”

"Carvalhelhos Limpa" 2024

CPCJ de Boticas associou-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

CPCJ de Boticas associou-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”