Proposta de Orçamento 2015 apresentado em sessão pública do Orçamento Participativo
BOTICAS, 2014-10-28 16:52:45

No âmbito do Orçamento Participativo, que a Câmara Municipal de Boticas promoveu pelo sétimo ano consecutivo, realizou-se, no passado dia 27 de outubro, uma reunião aberta a toda a população do concelho, destinada a apresentar a proposta de Plano de Atividades e Orçamento da Autarquia para o ano de 2015.

Esta Proposta de Orçamento reflete os contributos dados em reuniões mantidas com as Juntas de Freguesia e os Partidos da Oposição, bem como as sugestões dos munícipes que quiseram contribuir apontando as áreas primordiais de atuação da Autarquia no próximo ano.

Assim, o Município irá contar com um Orçamento total de 9.546.958,00€, cerca de meio milhão de euros a menos do que em 2014. Como principais notas deste Orçamento para 2015, regista-se a aposta e o reforço da área da Ação Social, sendo que as Funções Sociais representam 54,38% das Grandes Opções do Plano, as Funções Económicas 35,59% e as Funções Gerais (as relacionadas, grosso modo, com o funcionamento da Autarquia) apenas 10,03%. De facto, a Ação Social, e mais concretamente a rúbrica relacionada com o Apoio à Família, é aquela que regista aumentos mais significativos: os incentivos à natalidade crescem 24%, o Enxoval do bebé 37,50%, as bolsas de estudo ao ensino superior 46%, o apoio às habitações degradadas 32%, o apoio a estratos sociais desfavorecidos 166% e os apoios atribuídos no âmbito do Cartão Social do Munícipe 400%. Em termos monetários a Ação Social representa a maior fatia das Grandes Opções do Plano, com uma dotação de 538.561,00€, enquanto o Apoio à Educação conta com 414.484,00€, a Agricultura, Pecuária, Silvicultura e Pesca 358.627,00€ e a Proteção do Meio Ambiente e Conservação da Natureza conta com uma dotação de 255.867,00€. Atividades Culturais, Equipamentos, Dinamização Cultural, Promoção e Divulgação recebe uma dotação de 413.612,00€.

Nesta proposta de Orçamento para 2015, destaque ainda para o aumento em 43,78% do montante previsto para as transferências de capital, que contempla, entre outros, o apoio a iniciativas empresariais económicas de interesse municipal e os apoios ao desenvolvimento das Freguesias.

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

"Carvalhelhos Limpa" 2024