Festa das Colheitas em Covas de Barroso
BOTICAS, 2018-10-15 11:54:20

Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação Ambiental e Cultural Celtiberus organizou no início de outubro, dia 7, a Festa das Colheitas em Covas de Barroso. O evento conta com o apoio do Município de Boticas, da Junta de Freguesia de Covas de Barroso e do Ecomuseu de Barroso.

O evento iniciou na Casa Museu “Quinta do Cruzeiro” – pólo do Ecomuseu de Barroso, que abriu portas aos visitantes para uma visita guiada ao espaço. A festa começou com uma caminhada pela aldeia de Covas de Barroso, reunindo cerca de quatro centenas de caminheiros, a apreciar a beleza paisagística e o património cultural da aldeia. Este ano houve uma novidade com duas opções de caminhada, uma de 12 km e outra com cerca de 5 km para os mais novos, sendo esta última intitulada de caminhada “Arre Burro” e acompanhada por Burros de Miranda, permitindo aos mais novos obterem mais conhecimento sobre esta espécie em vias de extinção. Esta actividade contou com o apoio da AEPGA –Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino.

A meio da caminhada foi servido um reforço aos caminheiros com os produtos da região, permitindo desta forma dar a conhecer os produtos do concelho a quem nos visita. Chegada a hora de almoço a Quinta ganhou vida, sendo servido um almoço tipicamente transmontano na eira, fazendo parte da ementa o rancho e o caldo verde.

A festa continuou com a animação do grupo tradicional “Chulada da Ponte Velha” contando também com oficinas de dança tradicional. Este convívio de outono englobou uma desfolhada à moda antiga, permitindo reviver as tradições da terra e contou com a animação do Rancho Folclórico de Santa Maria de Covas.

A chegada do outono trouxe vida à aldeia, o forno acendeu-se e foi cozido o tradicional pão centeio. Também os produtos da época saíram à rua para serem vendidos num pequeno mercado tradicional, permitindo aos produtores venderem os seus produtos e contribuindo para a economia local. A feira de produtos contou também com o apoio do programa CLDS 3G promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Boticas.

Visita de Estudo à Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego

Eleições Legislativas 2024 – AD venceu no Concelho de Boticas e no Distrito

Mensagem Dia da Mulher

Equipas de Sapadores Florestais do Alto Tâmega e Barroso reuniram na CIMAT