Unidade turística de Boticas é a primeira a nível nacional a ser distinguida com selo de qualidade Ecolabel Ceres Ecotur/Eceat
BOTICAS, 2016-12-06 15:32:51

O Auditório Municipal de Boticas acolheu, no passado dia 30 de novembro, a cerimónia de apresentação do Ecolabel e de atribuição do selo de qualidade à primeira entidade turística em Portugal.

A “Casa do Pedro”, localizada na aldeia preservada de Vilarinho Seco, é a primeira unidade, a nível nacional, a ser certificada pela Ceres Ecotur/Eceat e a receber o selo Ecolabel.

A cerimónia contou com a presença dos responsáveis e parceiros da certificação, o Presidente da Fundación Ecoagroturismo de Espanha, Severino Garcia, e do Presidente da Quercus, João Branco.

A par de outras individualidades, o Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, também fez questão de estar presente na iniciativa, demonstrando a sua satisfação por ver uma entidade turística local a ser a primeira em Portugal a receber tal distinção.

“É para nós um enorme orgulho constatar que preservar aquilo que é nosso, os nossos usos e costumes, é fundamental para conseguirmos levar o bom nome de Boticas aos quatro cantos do mundo. Este reconhecimento por parte da rede espanhola Ceres Ecotur/Eceat é a prova de que estamos no bom caminho no setor do turismo e que a curto-médio prazo vamos ter um aumento significativo de visitantes ao concelho o que vai, naturalmente, trazer-nos mais retorno económico.”, disse Fernando Queiroga.

“Está a ser desenvolvida uma forma de articular o turismo com o setor agroalimentar, de modo a fortalecer a qualidade da oferta no concelho.”, acrescentou o autarca.

O selo Ecolabel é atribuído a unidades de agroturismo, turismo rural, restaurantes e atividades turísticas que obedeçam a uma série de critérios exigidos pela entidade que os emite, que neste caso é a Ecotur mas que, dentro em breve, passará a ser a Quercus.

Um dos principais requisitos para que a certificação seja aprovada passa por se ter uma forte ligação com a agricultura sustentável, ou seja, dar-se preferência aos produtos advindos de agricultura biológica e que assegurem não só a manutenção dos ecossistemas naturais mas também a preservação da biodiversidade existente em cada região.

Para além da “Casa do Pedro”, o concelho de Boticas já conta com mais seis entidades em processo de certificação.

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial