Município de Boticas assinalou Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
BOTICAS, 2012-04-20 12:42:46

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Boticas associou-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, levando a cabo, no passado dia 18 de Abril, um conjunto de atividades, inspirado no mote proposto para as celebrações deste ano: “Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança”.

Para assinalar este dia, a Câmara Municipal, em parceria com o Ecomuseu de Barroso, organizou uma visita guiada ao património histórico de Covas do Barroso, uma das mais emblemáticas freguesias do concelho de Boticas, dando a conhecer alguns dos locais e monumentos históricos mais importantes da freguesia, como o Moinho e Engenho do Linho, a Casa Quinta do Cruzeiro, a Capela de Nossa Senhora da Saúde, o Cruzeiro, o Forno Comunitário e a Igreja Paroquial de Covas do Barroso.

Apesar das condições atmosféricas não terem sido as mais favoráveis à realização desta visita, nem por isso a iniciativa deixou de despertar interesse, sobretudo entre os mais jovens e a comunidade escolar. A acompanhar a visita esteve a vereadora Maria do Céu Fernandes, que sublinhou a importância desta iniciativa, já que "permite dar a conhecer um pouco melhor o património do nosso concelho, demonstrando que tempos monumentos de uma grande riqueza e de um grande valor histórico, a que às vezes não é dada a devida atenção e importância. É fundamental que sobretudo os mais jovens possam apreciar este património e se empenhem na sua preservação durante muitos e longos anos, já que representa a história dos nossos antepassados e as raízes da nossa terra".

De recordar que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e aprovado pela UNESCO. Este dia foi criado com o objetivo de sensibilizar o público para a diversidade do património cultural e os esforços que requerem a sua proteção e conservação. Assim, todos os anos é solicitado aos Estados membros da UNESCO que, neste dia, façam a promoção de atividades e de visitas a sítios históricos, monumentos e museus.

Janeiras / Reis   Boticas Mexe   GDB   Litio   Assembleia Municipal   B.V.B.   Conselho Local de Ação Social   Corrida de Abril   Gond-Pontouvre   Cão de Gado Transmontano   Volta a Portugal   Juventude   Exposições   Conselho Municipal de Segurança   Autarquia   Vespa das Galhas de Castanheiro   Boticas Fashion   ANMP   Património Agrícula Mundial   Natalidade

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”

Professor de Universidade do japão visitou território do Barroso