Arqueólogos da Universidade do Minho realizaram escavações no Castro do Lesenho
BOTICAS, 2019-07-30 15:57:13

Um grupo de alunos do curso de Arqueologia da Universidade do Minho (UM) realizou escavações arqueológicas no Castro do Outeiro do Lesenho, na freguesia de Vilar e Viveiro, em Boticas.

Os trabalhos decorreram sob a orientação de responsáveis da Unidade de Arqueologia da UM e no âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre o Município de Boticas e aquela instituição de Ensino Superior.

O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, fez questão de visitar o local das escavações e acompanhar “in loco” o trabalho desenvolvido pelos arqueólogos.

A parceria entre as duas entidades tem vindo a revelar-se um importante contributo para a valorização, divulgação e conhecimento mais aprofundado sobre o vasto património arqueológico existente um pouco por todo o Concelho de Boticas.

Fernando Queiroga sublinha que “estes trabalhos têm permitido por a descoberto um importante legado histórico do Concelho, que conta com um riquíssimo património ao nível da arqueologia castreja. Aliás, o Guerreiro Calaico, encontrado precisamente no Castro de Lesenho, é mesmo o expoente máximo da arqueologia portuguesa, ocupando um lugar de destaque no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Conhecemos a riqueza do nosso património e progressivamente temos vindo a trabalhar na sua redescoberta e na sua preservação, para o dar a conhecer às gerações futuras. É um trabalho que não pára, porque há ainda muito para descobrir”.

Senhor do Monte   Canil Municipal   Desporto   Juventude   Ambiente   Volta a Portugal   Boticas Parque (BNB)   Verão em Festa 2023   Seminário   Sapadores Florestais   Natal   BTT   B.V.B.   Documentário   DHI   Carnaval   Protecção Civil   Boticas Mexe   Igualdade

Visita de Estudo à Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego

Eleições Legislativas 2024 – AD venceu no Concelho de Boticas e no Distrito

Mensagem Dia da Mulher