Inauguração do Forno Comunitário em Alturas do Barroso
BOTICAS, 2012-04-17 13:03:59

O passado domingo, dia 15 de Abril, foi dia de festa em Alturas do Barroso, com a população da freguesia a reunir-se para proceder à inauguração das obras de beneficiação do Forno Comunitário, que, depois de uma intervenção profunda, está agora de portas abertas para uso da população, dando, assim, continuidade a um hábito comunitário antigamente bem enraizado na freguesia, um pouco à semelhança do que acontece em todo o concelho.

Paulo Rua Pereira, Presidente da Junta de Freguesia de Alturas do Barroso, mostrava-se "extremamente satisfeito" pela conclusão desta obra, já que ela surge como "uma resposta aos desejos da população, que pode continuar a manter uma tradição que vem dos nossos antepassados". "O forno estava muito degradado, tendo-se alagado uma parte significativa da fornalha, o que impedia que as pessoas o pudessem utilizar à praticamente uma década, o que era uma pena. É o que o pão cozido neste forno não tem nada a ver com o outro. Tem outro sabor e come-se com mais satisfação. Procuramos manter, dentro dos possíveis, tudo ao antigo, recuperando o forno com os materiais da região e de acordo com a sua estrutura original. Espero que agora as pessoas usem regularmente este forno, pois as obras não se fazem para estar fechadas, e que possam dar durante muitos anos continuidade a uma tradição muito antiga em Alturas do Barroso", rematou o Presidente da Junta.

Presente nesta inauguração esteve também o Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Campos, acompanhado pelo vice-presidente da Autarquia e pelos membros da Junta de Freguesia. Fernando Campos lembrou que "nem sempre o valor e o custo das obras é o mais importante. Há vezes em que pequenas obras têm mais importância para as populações do que as grandes e mais dispendiosas construções. É o caso do Forno Comunitário de Alturas do Barroso que, pelo valor simbólico e por tudo que representa, sei que tem muito valor e importância para as pessoas da aldeia. E é bom que continuemos a preservar a herança dos nossos antepassados e a manter bem vivas as tradições no nosso Concelho. Não tenho dúvidas que o Forno Comunitário aqui nas Alturas voltará a ser um local obrigatório de encontro e de convívio entre as pessoas. E é bom que esta mensagem e esta forma de estar passe para os mais jovens, pois são eles os responsáveis por dar continuidade à nossa história e às nossas tradições", sublinhou o Presidente da Câmara.

A tarde de festa continuou com um lanche entre a população realizado no salão de convívio da freguesia, animado com os sons populares e tradicionais das concertinas dos Rapazões da Venda Nova, que se associaram à festa.

Votos de uma Santa e Feliz Páscoa 2024

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”

Professor de Universidade do japão visitou território do Barroso