ARS Norte preocupada com a mobilidade na época do verão e preparação do inverno
BOTICAS, 2020-07-03 16:23:26

ARS Norte preocupada com a mobilidade na época do verão e preparação do inverno ARS Norte preocupada com a mobilidade na época do verão e preparação do inverno

O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, participou na manhã de hoje em mais uma reunião por videoconferência com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), em representação da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), onde foi feito um ponto de situação relativo à evolução da pandemia da covid-19 na região norte.

A ARS manifestou a sua preocupação relativamente à fase que estamos prestes a iniciar, com a chegada dos meses de verão, que significam, em muitos casos, férias e “uma grande mobilidade de pessoas”, quer internamente no país, quer com chegadas do estrangeiro, uma “situação que preocupa, uma vez que desde 1 de julho, com a reabertura das fronteiras com Espanha, deixou de existir qualquer controlo às entradas e isso pode permitir a circulação de pessoas portadoras da doença”. Para além desta fase, a ARS manifesta ainda a necessidade de “preparar a fase de inverno e a prevenção de doenças respiratória” que, juntando-se ao contágio por covid-19, pode revelar-se “uma situação muito preocupante”. Perante estes cenários, e admitindo que “depois de um decréscimo dos casos de infetados existem evidências de algumas subidas, com a disseminação de pequenos surtos dispersos”, a ARS sublinha a necessidade de continuar a realizar-se um trabalho localizado, de sensibilização das populações e de continuar a alertar para a necessidade do uso de máscara, da prática das regras de etiqueta respiratória e do distanciamento social. “Estamos praticamente a voltar à primeira fase, em que é necessário sinalizar e identificar muito bem cada caso de contágio para evitarmos a disseminação comunitária”, sublinha-se.

O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, lembrou que, em todo este processo, as forças de autoridade têm um papel fundamental. Na sua ótica, apesar da abertura das fronteiras, “a GNR deveria estar presente, tendo um papel pró-ativo e de sensibilização para todos os que chegam a Portugal, relembrando as medidas e as normas emanadas pela Direção Geral de Saúde que todos estão obrigados a cumprir. Quem não cumpra deve ser penalizado de acordo com o que está preconizado na Lei”. Fernando Queiroga alertou ainda para a situação vivida nos Centros de Saúde, em particular nas regiões do Interior do país. “As consultas que foram canceladas estão a ser retomadas, mas parece não existir um critério definido para quem é chamado primeiro, retomando-se essas consultas de uma forma que me parece perfeitamente aleatória. Acresce que as consultas são efetuadas com hora marcada e os utentes são impedidos de esperar dentro dos Centros de Saúde, sendo obrigados a fazê-lo no exterior, onde começam a ver-se alguns aglomerados. É difícil recuperar os atrasos, mas é importante que haja uma organização diferente, até porque os transportes públicos nestas regiões são escassos e obrigam a que haja muitas pessoas a deslocarem-se em simultâneo e a tempos de espera de horas para serem consultados”.

O Presidente da Câmara de Boticas alertou ainda para os problemas vividos nas extensões dos centros de saúde, com grandes dificuldades ao nível das consultas, sugerindo, à imagem do que já anteriormente tinha feito, que “os médicos possam deslocar-se às extensões de saúde, contribuindo para a normalização na reposição das consultas”.

Tags

Parque de Campismo   Vespa das Galhas do Castanheiro   Assembleia Municipal   Janeiras / Reis   Volta a Portugal   Desporto   Universidade do Minho   Hora do Planeta   +Boticas   Festa Castreja   Educação Rodoviária   Actividades de Verão   CIM do Alto Tâmega   Festas / Romarias   CEDIEC   Gond-Pontouvre   Comissão Municipal de Defesa da Floresta   Fernando Queiroga   Dia Nacional dos Moinhos   Carnaval  

Últimas

3ª Edição da Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento

3ª Edição da Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento

Missa campal assinalou festa em honra de Nossa Senhora das Neves, em Ardãos

Missa campal assinalou festa em honra de Nossa Senhora das Neves, em Ardãos

S. Cristóvão no rio lembra festas do Concelho

S. Cristóvão no rio lembra festas do Concelho

Comissão Distrital de Proteção Civil solicitou reforço de equipas de vigilância

Comissão Distrital de Proteção Civil solicitou reforço de equipas de vigilância

Visita à barragem de Daivões

Visita à barragem de Daivões

Declaração da Situação de Alerta face ao agravamento do risco de incêndio rural

Declaração da Situação de Alerta face ao agravamento do risco de incêndio rural

Jovens vigiam florestas do Concelho

Jovens vigiam florestas do Concelho

GD Boticas certificado como Entidade Formadora de 3 Estrelas

GD Boticas certificado como Entidade Formadora de 3 Estrelas