Construção do Parque de Natureza e Biodiversidade já arrancou
BOTICAS, 2011-01-26 11:58:41

As obras de construção do Parque de Natureza e Biodiversidade, localizado na zona da Relva, junto à Ponte Pedrinha, já arrancaram, prevendo-se que a sua total construção possa ficar concluída durante este ano.

Este parque destina-se a promover a correcta gestão de espaços protegidos e a preservação da biodiversidade, ao mesmo tempo que pretende ser um pólo dinamizador da economia local, travando o êxodo rural a que se tem assistido ao longo dos últimos anos e constitui uma referência básica para o desenvolvimento rural sustentável em áreas de montanha. Para tal fim, a área escolhida pretende ser um centro modelo deste desempenho básico, concentrando os esforços num mesmo espaço, no qual será possível reunir todo um conjunto de informações e mecanismos de gestão ambiental que contribuam para a dinamização da região montanhosa barrosã e, ao mesmo tempo, para o estímulo da auto sustentabilidade energética da mesma. Com o projecto “Boticas – Natureza e Biodiversidade” o Município de Boticas pretende tornar a área de intervenção, correspondente aos antigos viveiros da Relva, num espaço inovador, com recurso às novas tecnologias, valorizar os recursos endógenos existentes na região (mel, carne barrosã, produtos tradicionais, entre outros) e permitir a participação dos cidadãos em medidas de gestão que promovam a preservação de áreas com elevado valor ecológico na região.

Para a implementação deste projecto foram envolvidas instituições com competências nesta área, nomeadamente, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) e a Autoridade Florestal Nacional (AFN, ex-DGRF), no sentido de prestarem toda a colaboração técnica necessária a uma boa persecução dos objectivos, bem como a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que cooperará em acções de acompanhamento cientifico e técnico.

A implementação do Parque de Natureza e Biodiversidade resulta de uma candidatura apresentada no âmbito do Programa ON.2, Eixo Prioritário III – Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial, com um investimento total elegível de 3.018.858,04 €, através do qual é assegurado um financiamento FEDER no valor global de 2.415.086,43€ com uma taxa de comparticipação de 80%.

Boticas Mexe   Dia do Idoso   DHI   Sapadores Florestais   Rampa de Boticas   CPCJ   Canil Municipal   GDB   Conselho Municipal de Juventude   Festa de Boticas   Senhor do Monte   Conselho Municipal de Educação   Gond-Pontouvre   S. Sebastião   Idosos   FestInVale   Protecção Civil   Confraria   Igualdade   Fernando Queiroga

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”

Professor de Universidade do japão visitou território do Barroso