Revista Aquae Flaviae homenageia militares que combateram na 1ª Grande Guerra Mundial
BOTICAS, 2015-10-16 15:46:14

Vídeo

O Grupo Cultural Aquae Flaviae apresentou, no dia 14 de outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Boticas, a edição n.º 50 da Revista Aquae Flaviae.

A obra, intitulada “A Grande Guerra e a participação dos Militares do RI19 e do Alto Tâmega no conflito”, é constituída por dois volumes e surge da necessidade de memorizar o centenário da Primeira Guerra Mundial homenageando, simultaneamente, todos os heróis do Alto Tâmega e Barroso que participaram na batalha.

A cerimónia de apresentação contou com a presença do Presidente do Município de Boticas, Fernando Queiroga, da Presidente da Direção do Grupo Cultural Aquae Flaviae, Maria Isabel Viçoso, do Comandante do RI 19, Armando dos Santos Ramos, e do autor, António Souza e Silva.

O primeiro volume da revista explica de forma pormenorizada as razões porque a 1ª República aceitou participar na 1ª Grande Guerra. Já o segundo volume designado “Caderno dos Militares do Concelho de Boticas participantes na Grande Guerra (Frente Ocidental, Flandres)” é composto pelas fichas individuais dos militares do concelho barrosão. Ao todo participaram na 1ª Guerra Mundial 104 soldados botiquenses.

Para Maria Isabel Viçoso “esta obra é tão preciosa que para além da descrição detalhada do acontecimento bélico no que esta região diz respeito, retrata, nos limites do possível, a prestação individualizada de cada um dos militares do Alto Tâmega mobilizados para esta Grande Guerra”.

“Temos obrigação de mostrar em todos os concelhos do Alto Tâmega os seus heróis, que podem não ser heróis no conceito geral do termo mas são heróis porque efetivamente hoje só um herói dá a vida pela sua pátria”, referiu a Presidente da Direção da Grupo Cultural.

Já o comandante do RI19, Armando dos Santos Ramos, referiu na apresentação que “foi com grande satisfação e emoção que aceitei o desafio de homenagear todos aqueles que defenderam a sua pátria na 1ª Grande Guerra”.

O autor deste trabalho de investigação, António Souza e Silva, disse aquando da sua intervenção que “não esperava, por parte da Dr.ª Maria Isabel Viçoso, tal convite, e ponderei em não o aceitar. No entanto, pensei melhor e decidi aceitar o repto”.

O Presidente do Município, Fernando Queiroga, afirmou que sente “um orgulho enorme por ver a história dos nossos antepassados retratada em livro. Muitas das pessoas presentes na sala não sabiam que havia tantos botiquenses a combater na Flandres, eu próprio não tinha noção que esse número era tão grande”.

“Desde que o Grupo Cultural Aquae Flaviae me pediu apoio para a realização desta obra prontifiquei-me logo a ajudar, porque está em causa preservar a história dos nossos antepassados que tanto fizeram por este concelho”, afirmou o autarca.

De referir que estiveram presentes na cerimónia de apresentação muitos dos familiares dos militares homenageados na edição especial da Revista Aquae Flaviae.

Um desses familiares foi Albino Domingues, neto do soldado Abílio Gonçalves de Carvalho. Albino recorda-se de o avô Abílio falar do tempo em que esteve na Flandres.

“Lembro-me de ele falar da guerra mas aquilo que lá passou só ele sabe. Ainda cheguei a andar com o meu avô no monte, com as ovelhas, quando regressou. Ele falava muito desses tempos mas eu era criança e não me recordo bem dessas conversas”, referiu Albino Domingues.

Para os interessados, serão disponibilizados para consulta alguns exemplares da obra na Biblioteca Municipal, bem como nas juntas de freguesia do concelho com militares intervenientes no conflito.

Votos de uma Santa e Feliz Páscoa 2024

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”

Professor de Universidade do japão visitou território do Barroso