Atividades Ciência Viva do Verão
BOTICAS, 2013-09-23 17:20:28

Biólogos do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO – ICETA / UP) desenvolveram, durante os fins-de-semana de 7 e 8 e 14 e 15 de setembro de 2013,atividades ligadas à Biologia, na área do PAVT – Parque Arqueológico do Vale do Terva - Boticas, no âmbito do “Ciência Viva no Verão”.

Foram desenvolvidas as seguintes atividades: “A Vida nos Charcos e Lagoas de Boticas”, “Anfíbios de Boticas” e “Cágados de Boticas”.

Os charcos são habitats importantes, mas pouco conhecidos e valorizados, que abrigam uma enorme biodiversidade. Algumas espécies emblemáticas dependem deles para viver ou para se reproduzir e estão ameaçadas pela destruição destas pequenas massas de água.

Os anfíbios são animais pouco conhecidos pela população, estando frequentemente associados a crenças e mitos errados. No entanto, estes animais de fácil observação e identificação, apresentam uma grande importância ecológica.

Os cágados, ou tartarugas semi-aquáticas, são répteis bem adaptados à vida em zonas húmidas. Em Portugal existem duas espécies estando uma delas em perigo de extinção. A destruição e degradação dos seus habitats, a captura ilegal e a introdução de espécies exóticas, estão entre as principais ameaças.

Pretendeu-se com estas atividades dar a conhecer estes animais, os seus habitats e os desafios da sua conservação, sensibilizando os participantes para a importância da preservação destas espécies.

Festas/Romarias   DHI   Dia Nacional dos Moinhos   Educação   Boticas Mexe   Obras   Natal do Idoso   Carnaval   Igualdade   S. Sebastião   Gond-Pontouvre   Ambiente   Água   Desporto   Atividades de Verão   Património Agrícula Mundial   Corrida de Abril   Juventude   ANMP   FestInVale

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

"Carvalhelhos Limpa" 2024