2.º Colóquio do PAVT
BOTICAS, 2016-07-26 15:04:28

“Boticas. Paisagens, Recursos e Desenvolvimento.” foi o tema escolhido para o 2.º Colóquio do Parque Arqueológico do Vale do Terva (PAVT), que se realizou nos passados dias 22 e 23 de julho, em Boticas.

O colóquio contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, do professor da Universidade do Minho (UM), Luís Fontes e de vários investigadores do projeto Lab2PT/Laboratório de Paisagens, Património e Território também da UM.

No primeiro dia realizou-se uma visita guiada a locais de grande valor patrimonial, arquitectónico e cultural existentes um pouco por todo o concelho. Já no segundo dia decorreu, no Salão Nobre da Câmara Municipal, uma palestra onde foram discutidos e abordados diversos temas relacionados com os recursos patrimoniais e naturais bem como as suas potencialidades.

A abordagem dos temas foi feita através da realização de uma reflexão multidisciplinar, com o intuito de encontrar uma estratégia de desenvolvimento que vá de encontro às necessidades das populações e, simultaneamente, da preservação da diversidade biocultural existente no município barrosão.

Os investigadores da UM explicaram as suas impressões acerca da visita do dia anterior e apresentaram possíveis propostas de estudo para o concelho, uma vez que o Município de Boticas e a UM mantém uma parceria de colaboração no projeto “Conservação, Estudo, Valorização e Divulgação do Complexo Mineiro Antigo do Vale Superior do Rio Terva, em Boticas”.

Rali   Confraria   Aventura no Barroso   Desporto   S. Sebastião   Conselho Municipal de Educação   FestInVale   DHI   Natal do Idoso   Assembleia Municipal   ANMP   Hora do Planeta   Boticas Fashion   Conselho Municipal de Segurança   Canil Municipal   Vespa Velutina   Visita de Estudo a Lisboa   Água   Barragens Alto Tâmega   Feira Gastronómica Porco

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

"Carvalhelhos Limpa" 2024