Operação “Floresta Protegida 2016”
BOTICAS, 2016-03-10 17:53:02

Realizou-se esta quinta-feira, dia 10 de março, no Salão Nobre da Câmara Municipal, uma ação de sensibilização no âmbito da operação “Floresta Segura 2016” levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana, através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) e do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS).

Esta ação de sensibilização teve como principal objetivo informar todos os presentes, na sua maioria presidentes de junta e responsáveis pelos Conselhos Diretivos dos Baldios do concelho de Boticas, acerca da importância da limpeza e remoção de matos e da manutenção das faixas de gestão de combustível em cada localidade, prevenindo assim a ocorrência de incêndios florestais.

O presidentes de junta e responsáveis pelos Baldios ficaram, assim, incumbidos de passar a palavra e informar as populações acerca desta obrigatoriedade que, caso não seja cumprida, pode dar origem a um auto de contraordenação, tal como referiu o primeiro-sargento do GIPS/GNR, Paulo Lopes.

“O nosso objetivo não passa por levantar autos de contraordenação mas sim chegar às populações, através dos presidentes de junta, informando das preocupações e cuidados a ter com a floresta. Só assim é que se torna possível prevenir a ocorrência de incêndios florestais que coloquem em risco pessoas e bens”, acrescentou Paulo Lopes.

Por sua vez, o Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, demonstrou o seu agrado pela realização desta iniciativa.

“A floresta é uma das riquezas do nosso concelho e é por esse motivo que temos que fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para a proteger. Devemos acatar as ordens das autoridades e manter as florestas limpas, cumprindo assim o que está descrito na lei”, disse o autarca.

A GNR, através do SEPNA e GIPS, já tem agendadas mais duas ações de sensibilização/esclarecimento para duas freguesias, ainda por definir, do concelho botiquense.

Conselho Municipal de Segurança   Verão em Festa 2023   Boticas Parque   Defesa da Floresta   Gond-Pontouvre   Juventude   S. Sebastião   Natal   ANMP   Natalidade   Presidente   Confraria   Ambiente   Cartão Social   Festival de Folclore   Boticas Fashion   Festa de Boticas   Festas / Romarias   Sapadores Florestais   Seminário

Votos de uma Santa e Feliz Páscoa 2024

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”