Bombeiros de Boticas festejaram 40º Aniversário
BOTICAS, 2011-06-16 11:34:34


Vídeo

 



 

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Boticas (AHBVB) comemorou no passado domingo, dia 12 de Junho, o 40º Aniversário da sua Fundação, numa cerimónia muito participada e com o simbolismo que a data impunha.

O hastear das bandeiras ao som do Hino Nacional e a romagem ao cemitério para homenagear os bombeiros e directores já falecidos abriram o programa comemorativo deste 40º Aniversário, realizando-se logo depois a formatura e a guarda de honra no quartel, no final das quais tiveram lugar as já tradicionais condecorações e imposição de medalhas aos bombeiros, premiando a sua dedicação ao longo de vários anos ao serviço de voluntariado.

Às condecorações seguiu-se a habitual sessão solene, realizada no Auditório da Corporação, com os discursos a serem marcados pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos bombeiros de Boticas ao longo dos tempos e cujo empenho e dedicação tanto têm contribuído para a melhoria das condições de segurança e socorro das populações. O Presidente da Direcção da  AHBVB, Fernando Queiroga, lembrou os nomes dos oito Botiquenses  que "se uniram em torno de um propósito nobre, puseram o interesse da Região, do Concelho de Boticas e da sua população em primeiro lugar e criaram a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Boticas", aproveitando a ocasião para homenagear o Engº Caldeira Pais, Avelino Miranda, António Linhares, Carmin Gonçalves, Heitor Barros, Guilhermino Teixeira, Celso Ferreira e Dr. Rogério Bráulio Martins, que foram precisamente os oito fundadores dos bombeiros de Boticas.

Ao mesmo tempo, Fernando Queiroga referiu-se ainda ao papel que as instituições - em particular a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e os Conselhos Directivos - as empresas e particulares têm tido no apoio ao trabalho aos bombeiros, já que, "sem a ajuda de todos não seria possível ultrapassar as dificuldades que surgem no dia-a-dia", sublinhou, lembrando também "o trabalho que tem vindo a ser feito pela sociedade civil em prol dos bombeiros, em acções desinteressadas mas que ao longo dos anos têm alcançado uma grande relevância, traduzindo-se num apoio muito significativo", referindo-se, em concreto, ao grupo de amigos que têm sido os grandes responsáveis pela realização do Passeio de Motas e Moto 4, um evento que de ano para ano vê aumentar o número de participantes e cujas receitas, cada vez mais significativas, revertem a favor dos bombeiros. Este ano, por ocasião da 6ª edição, foram arrecadados cerca de seis mil euros, que irão ser aplicados no arranjo de uma viatura que se encontra inoperacional.

Por seu turno, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Campos, referiu que, pese embora o mau estado das finanças públicas nacionais, o que irá "obrigar a fazer muitos cortes e sacrifícios, o socorro e o auxílio às populações terá que estar sempre em primeiro lugar", pelo que, garantiu, "a Autarquia continuará a apoiar os BVB e não fugirá às suas responsabilidades", até porque, reconhece, "o rigor com que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Boticas tem sido gerida merece o nosso reconhecimento e continuará, por isso mesmo, a merecer o nosso apoio".

De resto, esta cerimónia ficou marcada pela atribuição ao Presidente da Câmara, por parte da Liga dos Bombeiros Portugueses, sob proposta da Direcção da AHBVB, da "Medalha de Serviços Distintos - Grau Ouro", como reconhecimento pelo  contribuído que tem dado de forma reiterada aos Bombeiros de Boticas, contribuindo decisiva e inquestionavelmente para o engrandecimento e prestígio dos Bombeiros Voluntários de Boticas.

O dia de festa continuou com a realização de uma Missa Solene e com o tradicional desfile apeado e motorizado pelas ruas de Boticas, contando com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de S. Mamede de Infesta, sob o olhar atento dos muitos populares que se associaram a este momento de festa.

Seguiu-se um almoço convívio no Pavilhão Multiusos, no final do qual foi cortado o bolo de aniversário e cantados os parabéns à Associação.

Tags

São João   Universidade do Minho   Festival de Folclore   Presidente   Volta a Portugal   Exposições   Cultura Popular   Conselho Municipal de Educação   Kung Fu   Fernando Queiroga   Natal do Idoso   Actividades de Verão   PIICIE   Dia Nacional dos Moinhos   Idosos   Orçamento Participativo   Município de Boticas   CEDIEC   Visita de Estudo a Lisboa   Canil Municipal  

Últimas

Demonstração de Kung Fu na Praça do Munícipio

Demonstração de Kung Fu na Praça do Munícipio

Festa do Emigrante em Ardãos

Festa do Emigrante em Ardãos

Espetáculo do “Arrepiado” com assistência de se perder de vista

Espetáculo do “Arrepiado” com assistência de se perder de vista

Procissão em Honra de Nossa Senhora da Livração atraiu milhares de fiéis a Boticas

Procissão em Honra de Nossa Senhora da Livração atraiu milhares de fiéis a Boticas

XXV Festival de Folclore do Concelho de Boticas com casa cheia

XXV Festival de Folclore do Concelho de Boticas com casa cheia

Tradição das Chegas de Bois voltou a cumprir-se em Boticas

Tradição das Chegas de Bois voltou a cumprir-se em Boticas

Equipa de Bobadela venceu VIII Maratona de Veteranos de Futsal

Equipa de Bobadela venceu VIII Maratona de Veteranos de Futsal

Festividades em Honra de Nossa Senhora da Assunção na Granja

Festividades em Honra de Nossa Senhora da Assunção na Granja

Inauguração do Centro de Atividades do Couto de Dornelas

Inauguração do Centro de Atividades do Couto de Dornelas

VI Concurso de Cão de Gado Transmontano

VI Concurso de Cão de Gado Transmontano