Nadir Afonso recebeu doutoramento honoris causa da Faculdade de Belas Artes do Porto
BOTICAS, 2012-11-09 16:53:52

O Mestre Nadir Afonso recebeu, na passada segunda-feira, na Faculdade de Belas Artes do Porto, o doutoramento honoris causa, numa cerimónia em que participou o Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Campos.

O título visou reconhecer a obra de um homem "possuidor de uma lucidez e convicção ímpares", que contribuiu, "de forma decisiva, para a recolocação das artes plásticas numa dimensão verdadeiramente inovadora".

Aos 92 anos, o arquiteto e pintor revelou uma boa disposição e sentido de humor, arrancando algumas gargalhadas da plateia, como quando lembrou como entrou nas Belas Artes para ser pintor e acabou por sair arquiteto. "A culpa não foi minha", esclareceu Nadir Afonso, lembrando que quando subiu a escadaria da faculdade, vindo de Chaves, deparou com um contínuo a quem entregou a sua inscrição. O funcionário lendo a documentação não se conteve e ter-lhe-á dito: "Então ó homem, você tem o curso dos liceus e vai para pintor? Vá é para arquitetura. Para ser pintor não precisava da instrução primária”. E foi o que fez, formando-se em arquitetura, mas nunca abandonando a pintura, antes estabelecendo pontes entre as duas artes. Uma ligação que passaria ainda por trabalhar nos ateliês de dois dos maiores vultos da arquitetura mundial, Le Corbusier e Óscar Niemeyer.

O Município de Boticas congratula-se com a atribuição de mais este título ao Mestre Nadir Afonso, que tem mantido, fruto das suas raízes, uma estreita ligação ao Concelho de Boticas, consubstanciada na construção do Centro de Artes Nadir Afonso e do Hotel das Artes, que a breve prazo prometem transformar-se em verdadeiras referências do Concelho.

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

"Carvalhelhos Limpa" 2024

CPCJ de Boticas associou-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”