Município de Boticas representou Portugal no Festival “Mars en Braconne” na Região de Angouleme, França
BOTICAS, 2009-03-10 17:27:00


O Município de Boticas foi a estrela e o legítimo representante de Portugal na edição 2009 do Festival Cultural Francês “Mars en Braconne”.

Este evento, que este ano teve como tema central “Portugal”, vai já na sua sexta edição e é uma manifestação de grande projecção sócio-cultural que se realiza na região de Angouleme, França, onde residem mais de cinco mil portugueses e que contou com a presença do embaixador português, Francisco Seixas da Costa.

O stand do Município de Boticas com produtos da região, bem como com aquilo que de melhor podemos consumir e observar por terras botiquenses foi um dos locais mais visitados no dia da inauguração do evento no passado dia 7 de Março, Sábado, que decorreu nas instalações do aeroporto de Brie, nos arredores de Angouleme.

A embaixada portuguesa colaborou com as autoridades locais e com as associações portuguesas da região Braconne-Charente na elaboração de um programa extremamente completo e interessante, e como o Município de Boticas está em processo de geminação com o Município francês de Gond-Pontouvre, um dos Municípios pertencentes à Associação de Municípios da Braconne-Charente, era imperioso que se fizesse representar da melhor forma.

O evento, que na sua inauguração contou com a presença de cerca de um milhar de pessoas, grande parte delas, portugueses residentes naquela região francesa, pretende dar a conhecer o Portugal de hoje, apresentando um largo painel da cultura contemporânea portuguesa, mas também propiciar a promoção de Portugal na Europa e no Mundo.

O grande objectivo traçado pela organização do Festival, disse Caroline Fombaron, responsável pelo pelouro da Cultura em Braconne-Charente, é o de dar a conhecer a cultura portuguesa aos franceses, no fundo dar a conhecer quem são os portugueses a um país que há muitas décadas é destino de muitos lusos que para ali se deslocaram em busca de melhores vidas.

No primeiro dia do festival, que dura até 28 de Março, a par da inauguração da exposição do fotógrafo Gerard Castello Lopes, um dos principais representantes da fotografia Humanista em Portugal, foi apresentado o projecto "Translations", de Elsa Vieira (Monkei Fish) e Claire Fristot (a-li-ce), que pretende construir uma ponte entre Portugal e Braconne-Charente (França), com recolhas videográficas, fotográficas e sonoras previamente feitas no Concelho de Boticas e noutros locais do país.

Uma conferência de Ana Maria Torres sobre Portugal, a leitura de textos de autores portugueses como Fernando Pessoa, Miguel Torga e António Lobo Antunes e uma animação folclórica realizada pela Associação Estrelas de Gond-Pontouvre foram outros dos momentos altos deste primeiro dia do Festival.

O Vereador Fernando Queiroga, que representou o Município de Boticas naquele evento, sublinhou a importância da presença dos portugueses e especialmente dos botiquenses que estiveram na inauguração e desejou “os maiores sucessos para o evento, esperando que se possa repetir durante muitos e longos anos, durante os quais esperamos reforçar cada vez mais a participação de Portugal e do Município de Boticas”.

O autarca disse ainda que “este evento significa uma janela de oportunidade para a promoção além fronteiras do Município de Boticas, da Região de Trás-os-Montes e até mesmo de Portugal” e enalteceu a “qualidade de todas as actividades previstas na programação deste evento, que abrangem temas tão diversificados como a cultura, a gastronomia, a economia e os laços fraternos existentes entre Portugal e a França”.

Concertos, cinema, dança, teatro, exposições, debates, literatura e gastronomia são alguns dos aspectos da cultura portuguesa abordados no Festival que decorre nos arredores de Angoulême, mais propriamente em toda a região de Braconne-Charente, durante todo o mês de Março.

Tags

Dia do Idoso   Água   Conselho Municipal de Educação   Rali   Verão em Festa 2023   Desporto   Fórum Boticas   Educação   Património Agrícula Mundial   Ambiente   GDB   Obras   Comissão Municipal de Defesa da Floresta   São João   Boticas Parque (BNB)   Canil Municipal   Aventura no Barroso   Fernando Queiroga   Carnaval   Natal  

Últimas

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes

Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade distinguido com o prémio “Cinco Estrelas Regiões”

Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade distinguido com o prémio “Cinco Estrelas Regiões”

"Carvalhelhos Limpa" 2024