FINS DE SEMANA GASTRONÓMICOS – edição 2022

BOTICAS, 2022-03-14 11:09:15

FINS DE SEMANA GASTRONÓMICOS – edição 2022

A Carne Barrosã – DOP, as Trutas à Moda de Boticas, o Cabrito de Barroso – DOP, o Mel de Barroso – DOP e o “Vinho dos Mortos”, constituem os ex libris da gastronomia local. A Aguardente de Mel, a Batata de Trás-os-Montes – IGP, conhecida por “castanha da terra” e os cogumelos silvestres, cujas variedades são maioritariamente comestíveis, são também riquezas gastronómicas deste Concelho. Os pratos de caça e o pão de centeio cozido nos fornos comunitários, completam o menu desta cozinha barrosã.

PETISCO Fim-de-semana Gastronómico

NOME DO PETISCO - Salpicão de Boticas

Receita do PETISCO

Servido com pão centeio às fatias

Ingredientes: Carnes de Porco

Modo de preparação: Para a elaboração do salpicão são utilizadas carnes do lombo e lombelo do porco. Cortadas em pedaços, são colocadas num recipiente, onde são condimentadas e misturadas. Adiciona-se sal, vinho tinto e alho e esta mistura – regionalmente conhecida por Sorsa – permanece em repouso, em locais frescos e pouco húmidos, por um período até 8 dias. A carne condimentada é então enchida em tripas grossas de porco. Posteriormente, passa-se à fase de fumagem e secagem, que dura aproximadamente 30 dias.

PRATO Fim-de-semana Gastronómico

NOME DO PRATO - Trutas à moda de Boticas

Receita do PRATO

Ingredientes: Trutas, 1 naco de presunto, azeite ou banha de porco.

Modo de preparação: Lavam‑se, muito bem lavadas, as trutas, sem serem escamadas. Dá-se-lhes um pequeno golpe junto às guelras para as limpar. Depois de bem limpas, coloca‑se na barriga um naco de presunto entremeado. Fritam‑se em azeite ou banha de porco até ficarem loirinhas. Servem‑se com batatinhas novas cozidas ou com batatas fritas às rodelas e um pouco de salada. Para uma experiência perfeita, acompanhe a refeição com Vinho dos Mortos.

SOBREMESA Fim-de-Semana Gastronómico

NOME DA SOBREMESA – Leite Creme à Barrosã

Receita da SOBREMESA

Ingredientes: Leite, limão, gemas de ovo caseiro, açúcar, farinha e açúcar q.b. para queimar.

Modo de preparação: Ferve-se o leite com a casca de limão e o pau de canela. À parte batem-se bem as gemas de ovo caseiro com o açúcar e a farinha, junta-se ao leite quente e leva-se ao lume, mexendo sempre até engrossar.

Verte-se o leite-creme numa taça ou em pratinhos, para arrefecer. Na altura de servir, polvilha-se com açúcar e queima-se com um ferro em brasa. Também pode ser servido simples ou polvilhado com canela.

Programa de Animação

Sugestão de visita com entrada livre: Ecomuseu de Barroso - Museu Rural de Boticas,; CEDIEC . Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja; BNB - Boticas Parque de Natureza e Biodiversidade; PAVT - Parque Arqueológico do Vale do Terva; Centro de Artes Nadir Afonso; Ecomuseu de Barroso - Quinta do Cruzeiro - Covas do Barroso

Mais Informação:

Ficheiro Anexo