Projeto "Entre o passado e o fututo, a memória"

BOTICAS, 2021-03-04 10:23:21

Projeto

Projeto “Entre o passado e o futuro, a memória”

"Entre o passado e o futuro, a memória” é um projecto de arte comunitária pensado pela Dornelense Beatriz Mendes para o programa Terra a Terra da Orquestra Sem Fronteiras, com o mecenato da Fundação “la Caixa” e apoio do Município de Boticas. Estará em curso de Fevereiro a Julho de 2021 e contará com a participação da população.

“O programa Terra a Terra da Orquestra Sem Fronteiras tem o objectivo de reforçar a visão de uma sociedade mais justa e coesa, identificar problemas e procurar soluções através da música.” 

Entre o passado e o futuro, a memória, foi criado com o objectivo de abordar o despovoamento do município de Boticas e outros problemas que daí advêm, através da recolha de memórias, sentimentos e sonhos das pessoas nos últimos 60 anos, até ao presente, para os transformar em música.

Este projecto pretende acolher as pessoas, as suas histórias e os seus depoimentos, guardá-los e a partir deles criar música. A música será composta com o contributo de todos os participantes. É essencial que as pessoas sintam que este projecto é delas, feito por elas e para elas.

Para que o projecto ganhe vida, convidam-se as pessoas a partilharem um bocadinho da sua história e da sua realidade, para que as mesmas sejam gravadas e possam ser a base e inspiração para a criação musical. O convite é feito a toda a população, de todas as idades - basta que tenham interesse em contribuir com uma história ou partilha, cantando ou tocando um instrumento. 

Para participar basta fazer a inscrição através do envio de um e-mail para o seguinte contacto: entreopassadoeofuturo.amemoria@gmail.com, informando do seu interesse. 

A inscrição pode ser feita a título individual ou coletivo até dia 21 de Março de 2021, não excluindo inscrições que aconteçam em data posterior.

Entre o passado e o futuro, a memória leva-nos a viajar no tempo, a reviver o passado e a compreendê-lo, a perceber que impacto teve no nosso presente e que impacto terá no futuro. E qual será o nosso papel no meio de tudo isto? Talvez a resposta esteja no percurso desta viagem.

Saiba mais em: www.facebook.com/entreopassadoeofuturo.amemoria

A segurança dos participantes será a prioridade do projecto, desta forma, serão sempre tomadas as medidas de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus.