Espaço Intergerações e Casa das Associações


Designação do projeto – Espaço Intergerações e Casa das Associações

Código do projeto – NORTE-04-2316-FEDER-000058

Objetivo principal – Preservar e proteger o ambiente e promover a utilização eficiente dos recursos

Região de intervenção – Norte

Entidade beneficiária – Município de Boticas

 

Data de aprovação – 04-05-2017

Data de início – 06-12-2016

Data de conclusão – 05-12-2018

Custo total elegível – 1.056.411,00€

Apoio financeiro da União Europeia – FEDER – 897.949,35€

 

 

Ações a Implementar:

 

Ação 1- Realização de obras de Reabilitação 

 

Descrição do Projeto:

 

No âmbito da presente operação pretende-se reabilitar a antiga sede da Cooperativa da Batata e refuncionalizar o edifício de modo a acolher um espaço intergerações e uma casa das associações locais, elementos diferenciadores e geradores de valor para as comunidades locais, bem como requalificar o espaço público exterior que envolve o edifício, providenciando um espaço verde de utilização coletiva qualificado, que tira partido da paisagem de montanha e enriquece o processo de reabilitação do edifício.

 

 

 

 

 

 

Objetivos Específicos do Projeto:

 

  • Reabilitar a antiga sede da Cooperativa da Batata e refuncionalizar o edifício de modo a acolher o Espaço Integerações e a Casa das Associações, equipamentos sociais de grande valor para as comunidades locais.
  • Requalificar o espaço público exterior que envolve o antigo edifício da Cooperativa da Batata, providenciando um espaço verde de utilização coletiva qualificado que tira partido da paisagem de montanha e enriquece o processo de reabilitação do edifício refuncionalizado.
  • Valorizar e requalificar um equipamento coletivo e o espaço público, promovendo a sua multifuncionalidade e a sua utilização regular;
  • Reabilitar e valorizar um equipamento de suporte da atividade económica;
  • Qualificar os espaços públicos, como elemento catalisador do comércio tradicional e dos serviços de proximidade;
  • Fomentar o empreendedorismo no concelho, enquanto motor do desenvolvimento económico;

 

Resultados esperados/atingidos:

 

Com a presente operação o Município pretende requalificar o edifício da antiga cooperativa da batata, adaptando-o para a instalação de uma plataforma de apoio social e cultural, que possibilite a perpetuação no tempo dos saberes e das tradições da região. Este edifício será requalificado para a criação de um espaço intergerações e da casa das associações, o que permitirá realizar um conjunto de atividades destinadas a diferentes faixas etárias, desde a comunidade sénior até à jovem, que abrangem uma variedade de atividades lúdicas e educativas. Tendo em conta que a vila de Boticas, sede do concelho se assume como principal pólo aglutinador de funções urbanas, concentrando equipamentos e serviços de relevo, a reabilitação do edifício da antiga cooperativa da batata é imprescindível para reforçar a sua centralidade, mas também dinamizar a rede de equipamentos existente, melhorando a oferta de serviços de nível superior, contribuindo para a atração de população e geração de emprego. Por outro lado, a intervenção de reabilitação irá melhorar significativamente a imagem do edifício e área envolvente, contribuindo para uma melhoria do seu enquadramento e para a requalificação do centro urbano, no qual se encontram inseridos.